O que temos Vs O que precisamos

Depois do susto que levei no meu primeiro contato com o desafio de 30 roupas por três meses, e ter percebido com isso como é fácil perder a noção sobre o que temos, resolvi ir atrás de algumas dicas pra me ajudar a enxergar com mais clareza o que possuo versus o que realmente uso.

Compartilho o que encontrei até agora e pretendo experimentar assim que voltar pra São Paulo. Quem tiver mais dicas, não se acanhe e comente :)

  • Usar os cabides ao contrário. Colocar todos os cabides na direção contrária da que geralmente usamos (com o ganchinho virado pra fora, ao invés de pra dentro) e ir mudando a direção só daqueles com peças que forem sendo utilizadas. 
  • Separar os cabides com uma marcação no cabideiro. É como se a gente fizesse uma fronteira entre o que foi e o que não foi usado. Amarramos uma fita no cabideiro e vamos passando de um lado pro outro os cabides com as peças usadas.
  • Colocar as roupas em outro ambiente e ir buscando só quando for usar. Dica do livro "O poder dos Inquietos" do Chris Guillebeau (totalmente fora do universo da moda, mas totalmente a favor de levar a vida de uma forma leve). Você coloca tudo que tem em outro quarto ou dentro de uma mala e vai buscando conforme precisa usar. Ao fazer esse esforço você tem uma sensação próxima a de compra. E no fim acaba só com o que realmente gosta e usa de volta no armário.
  • Deixar tudo o mais visível possível. Uma coisa é fato, quanto mais portinhas e gavetinhas temos, mais coisas vamos enfiando ali.  Quanto mais escondido, mais fácil de esquecer. Usar uma arara pode ajudar nesse aspecto. Além de ficar com tudo à vista, tem aquela "pressão" de manter o mínimo de organização pra não se perder no bolo de roupas.
fonte: Pinterest. 

fonte: Pinterest

Usar algum (ou alguns) desses truques pode ajudar na hora de decidir quais roupas ficam e quais podem ir pro mundão. Seria legal estipular um prazo pras roupas que ficaram de fora do dia a dia saírem do armário também.

Ah! E pra quem está precisando de ajuda na hora da sessão de desapego, uma outra boa dica é baixar o e-book "15 passos para desentulhar o armário" que a consultora de estilo Érica Minchin disponibiliza no site dela :)

-- post escrito com carinho por Mari Pelli.