O armário essencial

Já pensou em viver por três meses com 30 peças de roupas?

Esse é o desafio que está por trás do Capsule Wardrobe (armário cápsula). Um conceito que descobri enquanto pesquisava sobre como as pessoas ao redor do mundo estavam lidando com uma vida mais enxuta no quesito roupas.

Significa escolher só as peças que você mais ama, são mais versáteis e combináveis entre si pra deixar no armário durante três meses. As outras ficam guardadas ou tomam rumos como a doação, troca ou reforma <3. O número varia geralmente de 20 a 40 peças e inclui: blusas, jaquetas, camisetas, calças, shorts, saias, vestidos e sapatos. Ficam de fora: acessórios, calcinhas, sutiãs, pijamas, roupas de praia e de esportes.

Entre os benefícios estão: perder menos tempo na hora de cuidar da manutenção de uma quantidade grande ou de ficar pensando o que vestir. Sacar na prática que você não precisa mesmo de muitas coisas e usar somente roupas que você realmente gosta (nada de entulhos).

O termo é ainda pouco usado pelas bandas de cá, mas está bombando nos blogs gringos. Principalmente naqueles voltados para a vida minimalista, que estão cheios de dicas sobre como montar e manter sua cápsula.

De cara quis experimentar e fui correndo contar quantas roupas eu tinha trazido para uma estadia de 1 mês aqui em Floripa. Jurava que estava perto das 30-40. Mas qual não foi o meu choque ao constatar que trouxe 67 peças pra os 30 diazinhos!! Não restou dúvida, depois de ficar mais de um ano sem comprar roupas novas, chegou a hora de usar muito melhor o que eu já tenho. Chegando em SP no dia 18 vou colocar em prática esse desafio e conto por aqui como está sendo. Vamos juntos?

(Ah! E claro, já vou aproveitar o encontro do dia 15/01 aqui em Floripa para esvaziar um pouco a mala.)

Apesar de ser novo pra mim, acabei descobrindo que este conceito já existe há bastante tempo. Foi usado pela primeira vez nos anos 70, pela Susie Faux da boutique Londrina "Wardrobe" e depois popularizado pela designer americana Donna Karan, em 1985. Em comum as duas marcas criaram coleções que não saiam de moda, tinham um número reduzido de peças (7 a 8) para as clientes poderem combinar entre si.

As melhores dicas que encontrei sobre o Capsule Wardrobe estão nos links abaixo:

 

 

E uma curiosidade: Fui ver no Google e constatei que enquanto o número de buscas pelo termo Look do Dia cai, as buscas pelo tal Capsule Wardrobe aumentam. Ou seja, vocês deverão ouvir muito sobre isso por ai. E esperem ver por aqui muito mais sobre como viver com menos do que looks do dia ;)

fonte: Google Insights.

fonte: Google Insights.

-- post escrito com carinho por Mari Pelli