Contos de Re-Roupa: Monyse

Essa linda ai da foto é a Monyse Almeida. Quando ela participou da edição da Oficina de Re-Roupa em parceria com o enjoei no ano passado, o projeto dela ainda era um sonho (e o Roupa Livre nem sonho era). Depois desse dia, muita coisa aconteceu pra ela (e pra gente também).

A Monyse é advogada de formação e trabalhou em um famoso caso de marcas que receberam denúncias sobre trabalho escravo em sua linha de produção. Foi ai que nasceu nela uma vontade de se aprofundar no assunto e de alguma forma contribuir para reduzir os casos de abuso dos trabalhadores da indústria têxtil.

O projeto que era sonho, tomou corpo, cara e forma e foi o ganhador do Social Good Lab do ano passado. Assim nasceu a Alinha, uma plataforma de apoio e aceleração de oficinas de costura, que leva informação e conexão com o mercado para melhorar a situação dos trabalhadores envolvidos. Incrível né?

A história da blusa que ela levou pra Re-Roupar tem tudo a ver com os primeiros passos dela pra criar a Alinha. A blusa veio da França, presente de uma amiga que passou uma temporada por lá, ou seja, praticamente impossível alguém ter igual por aqui. Mas acontece que no dia em que ela e a Dari foram se encontrar pra decidirem trabalhar juntas no projeto que daria vida à Alinha, estavam as duas usando essa mesma blusa!

O sinal da "coincidência" ficou marcado e com isso a peça virou xodó. Mesmo assim não era muito usada e precisava de uma carinha nova. Juntas nós transformamos a blusa em uma regata com rendas nas laterais, muito mais elegante. <3

Quer dar uma vida nova pra uma peça sua que está encostadinha e ter uma história pra contar também? Vem com a gente, na Oficina de Re-Roupa em SP, amanhã, dia 19 de maio. Quem fizer inscrição junto com a amiga tem desconto e presente! Pra se inscrever escreva para marianapellicciari@gmail.com.

-- post escrito com carinho por Mari Pelli.