Consertar é revolucionário! Veja 5 dicas para prolongar a vida das suas peças.

Muitas peças ficam paradas no armário ou são descartadas por estarem manchadas, furadas, largas ou apertadas. No fundo, elas só precisam de um pouco mais de atenção e cuidado. Precisamos adquirir o hábito de olhar pras nossas roupas e reconhecer nelas seu potencial de mudança, conserto, reforma e uso. 

Isso porque todas elas carregam uma história, foram produzidas com a dedicação de várias pessoas e utilizaram os recursos naturais do nosso planeta. Então, quando você decide consertar uma peça, você decide valorizar o trabalho das pessoas e o meio ambiente, estabelecendo assim uma nova relação com suas roupas. Você decide prolongar a vida de um produto, o que rompe com a obsolescência programada e ressignifica a forma de consumir.  Ao consertar, você decide ser revolucionário(a).

Consertar é um ato de amor. E ter o super poder de fazer seus próprios consertos trás uma autonomia que deixa a vida muito mais fácil. Ao redor do mundo, estão retomando o hábito de consertar ao se reunirem para consertar coisas juntos nos Repairs Café. Outro grupo criou o Repair Manifesto, para pedir por políticas públicas que incentivem o mercado de consertos nos EUA. Eles alegam que os profissionais que consertam precisam ser mais valorizados, pois giram economias locais e diminuem o desperdício. Super concordamos!

Outro projeto que nós amamos é a TRAID, uma ONG inglesa que trabalha para impedir que as roupas sejam jogadas fora. Ou seja, eles não só fazem o trabalho de receber e direcionar doações, como levantam a bandeira do "Mending Activism" - o Ativismo do conserto - organizando workshops e cursos.

Por aqui, a gente entra nesse movimento te dando uma forcinha para começar a consertar suas peças. Quando precisar encontrar alguém para consertar suas peças, dá uma pesquisada no Mapa da Mina ou publique no grupo do Facebook para encontrar uma ajuda.

E para aprender alguns reparos básicos, confira as cinco dicas para consertar roupas e ter mais cuidado e autonomia sobre elas, que separamos pra você:

1. Como tirar manchas de água sanitária.

2. Como fazer barra original de calça jeans.

3. Como fechar buraco em camisa.

4. Como apertar blusa de tricô.

5. Como apertar calças, shorts e saias.

Estas dicas fazem parte da nossa Playlist no Youtube com dicas de consertos e afins onde vamos sempre postar novidades. Segue a gente por lá pra acompanhar futuras dicas!

E pra quem é de Floripa e quiser experimentar colocar a mão na massa junto com a gente, vamos realizar uma Oficina de Consertos de Roupas, dia 18/02 na LONA Criativa. Um momento onde vamos ensinar diferentes consertos, dicas de costura e ainda tomar um café juntos(as)! Tudo isso é sinônimo de liberdade, economia e mudança! Afinal, com o mesmo dinheiro que usaria para mandar fazer 2 ou mais ajustes, você participa da oficina, aprende a fazer você mesmo(a) e revoluciona a forma de lidar com as roupas!  

Esperamos que você tenha gostado das dicas. Boas costuras e consertos ;)

-- Post escrito com carinho, por Bárbara Poerner e Mari Pelli.