O desenvolvimento do Roupa Livre App começou! Vem acompanhar.

Trabalhar em um projeto financiado coletivamente inverte a lógica de boa parte do jogo. É um compromisso firmado em público, responsa das grandes. Uma energia coletiva que se canalizou para realizar uma única coisa e muita confiança colocada em suas mãos. E é muito doido (e delicioso) aprender a lidar com esse jeito diferente de trabalhar. Abrindo o diálogo, pensando no resultado coletivo do que você faz e contando sempre com ajuda.

Eu, que estou cuidando mais da parte de gestão da parada, tenho aprendido muito nesse processo. Por enquanto ainda preciso de tradutor para decifrar o que significam as mais variadas linguagens e siglas do universo da programação. Isso dá aquele friozinho na barriga do desconhecido, mas como aqui a lógica é diferente, não falta gente pra dar uma força. Recebemos as inscrições de mais de 40 pessoas que responderam ao chamado para desenvolver o App. Foi lindo de ler as inscrições e ver tanta gente boa se oferecendo pra ajudar.

Senti que precisava retribuir toda essa energia das pessoas que querem que o App exista e por isso comecei a gravar essa série de vídeos. A ideia é contar através deles os detalhes do desenvolvimento do Roupa Livre App e deixar essa conversa o mais aberta possível.

Já imaginou que incrível seria se todas as marcas de moda (ou de qualquer produto na verdade) estivessem disponíveis pra abrir tanto o jogo assim? Como a intenção por aqui é criar a realidade que queremos que exista, faz todo o sentido buscar essa transparência radical, não só pelo financiamento coletivo, mas pelo jeito que queremos fazer acontecer. 

No primeiro vídeo da série, hehehe, eu conto como foi a escolha do desenvolvedor e sobre a decisão de fazer um desenvolvimento enxuto.

Nos próximos:
• Veja como estão ficando as telas;
• Saiba mais sobre a escolha de fazer o aplicativo híbrido ao invés de nativo, e o que isso significa;
• Descubra quais as hipóteses de sustentação para o App que estão sendo pensadas e serão testadas;
• Entenda um pouco mais sobre a licença de código aberto escolhida por nós;
• Detalhes de como a campanha de financiamento coletivo rolou;
• E mais por vir :)

A ideia é, além de trazer transparência pro processo, ajudar de alguma forma quem também está buscando criar por ai. Já me coloco à disposição pra isso através das consultorias, mas acredito que quanto mais compartilharmos o que estamos fazendo, mais coisas incríveis nascem mundo a fora e mais ricas ficam as que você está criando.

Além dos vídeos, dá pra acompanhar mais detalhes do projeto nestes links: 

Acompanhe as etapas e prazos de desenvolvimento por aqui: https://goo.gl/9LXwoV
Veja a planilha de contas: https://goo.gl/dPhHym
O Git Hub com o código aberto: https://goo.gl/wKPAfW 
O contrato de trabalho com o Henrique da Núcleo 235: https://goo.gl/iGnrgW  
Conheça o trabalho da Núcleo235: http://goo.gl/ncY5kP
E para ler mais sobre desenvolvimento enxuto, um livro incrível: http://goo.gl/Mb7i7M

Até breve, com mais novidades.

-- Post escrito com carinho por Mari Pelli.