Oficina “Costura pra Quem Causa” + Instalações

 
20933930_1937493776508960_3880729063678450516_o.png
redbul_amaphiko.png
 

Com quem fizemos: Instituto Alinha + Red Bull Amaphiko

zigzag_yellow.png
 

O QUE FOI FEITO?

Uma oficina de costura gratuita, guiada pelos costureiros de oficinas alinhadas pelo Instituto Alinha. Os guardanapos de tecido e aventais costurados com tecidos de reuso do Banco de Tecido foram doados para outros projetos que participaram do festival, como o Raizs e o Comida do Amanhã. Esta ação aconteceu durante o Festival Red Bull Amaphiko, onde também criamos instalações para provocar a reflexão sobre dados da indústria da moda, como o consumo de água para a produção de uma peça de roupa e a remuneração dos costureiros.

IMG_20170702_104853763_HDR.jpg
 
zigzag_yellow.png

POR QUE IMPORTA?

 

Além de aprenderem a parte prática da costura, os participantes puderam ouvir as histórias dos costureiros e trocar aprendizados com quem vive esta realidade. As instalações trouxeram informações importantes para quem busca ter mais consciência ao consumir e assim as duas atividades propostas contribuíram para que as pessoas pudessem se conectar com a realidade das oficinas de costura e aprofundar suas reflexões individuais.

RESULTADOS

40 pessoas participaram da oficina e mais algumas circularam pelo Ateliê para conhecer a proposta. 40 peças, entre aventais e guardanapos foram produzidos e praticamente todos doados. Cerca de 1.500 circularam pelo evento e puderam ver as instalações.

QUANTO CUSTOU E COMO FOI VIABILIZADO

Esta ação fez parte do programa do Red Bull Amaphiko, que fomos semi-finalistas em 2017 e por este motivo participamos do festival como convidados. A estrutura, tanto de espaço como de materiais utilizados, foi toda cedida pela Red Bull Amaphiko e o Red Bull Station. Os costureiros foram remunerados pelas suas horas de trabalho e tanto nós do Roupa Livre como a equipe da Alinha trabalhamos de forma voluntária.