O curso Futuro da Roupa dá ferramentas e convida para a ação quem quer fazer parte desta mudança

Seja por conta dos impactos ambientais, sociais ou econômicos, o modo como fazemos e consumimos roupas precisa mudar.

A tendência real é diminuir o impacto e buscar opções ao hiperconsumo e a hiperprodução. Ao mesmo tempo, encarando o desafio de incorporar novos hábitos às nossas rotinas e viabilizar modelos alternativos de negócios.

É hora de ser mais criativo do que nunca para construir essa nova forma de relação com o que vestimos. E está é uma tarefa tanto para quem produz quanto para quem consome.

Faremos uma análise do panorama geral dos impactos causados pela indústria da moda nas esferas ambientais, sociais e econômicas.

 
 

ESTE CURSO É PARA QUEM

▲ Quer se aprofundar nas tendências reais de consumo (e não-consumo).

▲ Quer tomar consciência dos impactos causados pela indústria da moda.

▲ Quer criar alternativas para trabalhar com roupas num mundo pós-industrial.

▲ Quer promover mudança através de sua atitude, seu negócio, projeto, iniciativa ou ideia.

▲ Quer colocar em prática uma nova relação com as roupas, experimentando trocar, consertar, transformar, doar, vender e tantos outros verbos para além do comprar.

 

PROGRAMA

▲ Um panorama geral dos impactos causados pela indústria da moda nas esferas ambientais, sociais e econômicas.

▲ Cases de quem está colocando em prática, fazendo parte destes movimentos e promovendo inovações significativas.

▲ Movimentos e fenômenos mundiais que estão construindo o futuro da moda: Lowsumerism, Slow Fashion, Valorização da produção local, Cultura Maker e DIY, Economia do compartilhamento, Upcycling, Prosperidade sem crescimento, Open Source e outros substitutos para o comportamento consumista.

▲ Atitudes para começar a criar agora o futuro da roupa.

- Depois de 1 mês do curso, um encontro virtual será organizado para trocarmos ideias sobre o que foi posto em prática e como foi a experiência de tomar atitudes que criam um futuro diferente. 

 
 

COM QUEM É

Me dedico atualmente à articulação do Roupa Livre, projeto que promove um novo olhar para roupas. Em quase 3 anos de existência, uma comunidade com mais de 6.000 pessoas se formou buscando estas alternativas. Junto com esta comunidade, realizamos diversas oficinas, palestras e eventos. Além disso, produzo conteúdos sobre o assunto, articulo projetos relacionados, incluindo o Roupa Livre App, um aplicativo de troca de roupas que funciona na lógica de combinação, que nasceu após ter sido financiado coletivamente.

Também ofereço consultoria para negócios criativos e serviços de comunicação para projetos alinhados ao meu propósito de vida. Dou vida digital a pessoas e projetos orientados por propósito pelo Hell Yeah.

 
zigzag_yellow.png

FUTURAS EDIÇÕES:

Não pode participar dessa vez? Para ser avisado sobre outras edições ou pedir para que aconteça na sua cidade, preencha este formulário:

 
 
 

Imagem thumb do curso, Copyleft: Derek Mangabeira, I Hate Flash no Fashion Revolution