Uma manhã entre histórias e tecidos para a criançada no Banco de Tecido

Atividades para pais e filhos se divertirem juntos no Banco de Tecido. Uma manhã para aprenderem juntos a fazer novos brinquedos a partir dos tecidos incríveis de reúso à disposição no banco e despertarem seu olhar para o que já existe no mundo.

Indicado para crianças de 5 a 10 anos.

 

10:00 - OFICINA "HISTÓRIAS TECIDAS"

Através de uma sessão de contação de história, as crianças viajam por toda a trajetória de um tecido de uma forma lúdica. O véu da princesa que vira capa do super homem, depois vira o capuz da chapeuzinho vermelho e assim por diante, mostrando que o ciclo daquele tecido é resignificado a cada etapa. 

Depois é a vez das crianças criarem suas próprias histórias. Cada um recebe um tecido, a primeira página do seu próprio livro. Com a ajuda dos pais, vão sendo construídos os personagens, cenários e todos os ingredientes. Com a nossa ajuda, tudo isso vira um livro para levar pra casa no fim da atividade.

 

11:30 - OFICINA "BONECAS ABAYOMIS"

As abayomis são bonecas feitas de retalhos sem o uso de cola ou costura, apenas com nós. Criadas na época da escravidão, eram brinquedos feitos pelas mães com o único material disponível, a barra de suas saias, para acalmar e divertir as crianças dos navios negreiros. Por isso são consideradas um amuleto até hoje. 

São criação de uma cultura milenar e seu nome significa: aquele que traz felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso). 

Nesta oficina, pais e filhos vão aprender a fazer juntos as bonecas, transformar o seu olhar sobre os tecidos e aproveitar um tempo de qualidade em companhia um do outro.

 

O QUE VAMOS FAZER JUNTOS:

  • Transformar retalhos de tecido em brinquedos novos e livros com tecidos únicos. 
  • Despertar um olhar novo para um material que seria descartado.
  • Incentivas a autonomia na criação de seus brinquedos.
  • Aprender um pouco mais sobre a cultura africana e sobre histórias dos tecidos.

 

O QUE VOCÊS LEVARÃO PARA CASA DEPOIS DA OFICINA:

Um livro feito de tecido e sua própria boneca abayomi.

O QUE É PRECISO TRAZER:

Bom humor e criatividade. Vamos oferecer todo o material necessário.

SOBRE QUEM VAI TE ENSINAR E ACOMPANHAR NO DIA:
Maui Zanon é entusiasta da cultura popular afro-brasileira, envolvida com atividades que tragam sua música e tradições para o nosso dia a dia. Oficineira e criadora de diversas atividades que promovam a experimentação do novo pelas crianças Maui também é arquiteta nas horas vagas ;)

Lu Bueno é designer gráfica de formação. Cenógrafa e figurinista premiada, criou em janeiro deste ano o Banco de Tecido - uma loja apenas com sobras de materiais de boa qualidade usados por ela e colegas de profissão. Hoje o espaço já conta com 2 toneladas de tecidos que estavam encostados em confecções, gavetas e armários mundo a fora, e agora ganharam uma nova chance de serem usados pelos clientes e correntistas do banco.

Vem com a gente!

Dia 25/07 das 10h às 13h.
Banco de Tecido - Rua Campo Grande, 504 - Vila Leopoldina.

Inscrições: R$ 60,00

Cadastre seu e-mail e receba informações para fazer o pagamento: