Encontros de troca na UDESC

 
udesc.png
download (1).png
eco.png
 

Com quem fizemos: Roupa Livre + UDESC + Instituto Trama Ética + Ecomoda

zigzag_yellow.png
 

O QUE FOI FEITO?

Promovemos encontros de troca em parceria com o Instituto Trama Ética e o projeto Ecomoda dentro da Universidade Estadual de Santa Catarina, que oferece um curso de moda bem reconhecido. Escolhemos realizar as trocas nos encontros no formato de equivalência, onde define-se quanto cada tipo de item “vale” em fichas, que as pessoas recebem ao entregar suas peças na entrada do evento. Estas fichas são utilizadas para trocar pelas peças escolhidas pelo participante da troca.

zigzag_yellow.png

POR QUE IMPORTA?

PO encontro de troca é uma das ações mais significativas para o Roupa Livre. Um tipo de encontro que materializa a nossa visão de que precisamos mesmo é aplicar um novo olhar para o que já existe e atender nossa necessidade de novidade através de roupas usadas. Neste post falamos mais sobre esta reflexão. A cada encontro deste tipo, reafirmamos esta importância ao mesmo tempo que buscamos evoluir em formato e propor mecânicas que favoreçam uma nova relação com os impulsos do consumo para além de trocar a forma de transação dos itens. Realizar este tipo de atividade dentro de uma universidade, num prédio que circulam muitos estudante de moda tem uma importância especial.

RESULTADOS

Entre alunos e a comunidade local, mais de 400 participantes circularam pelos eventos que realizamos, viabilizando a troca de mais de 4.500 peças de roupas. Além da quantidade, pudemos observar no campo sutil o aumento do interesse dos alunos na participação das atividades entre um encontro e outro. No primeiro pouquíssimos alunos participaram e já no segundo estiveram em peso, o que para nós é um resultado muito importante. Acreditamos que se os futuros profissionais deste mercado tiverem acesso a este tipo de experiência poderão considerar novas formas de relação com as roupas para seu futuro profissional. Aprendemos muito com a experiência, fizemos melhorias e pretendemos evoluir a cada novo encontro de trocas promovido pelo Roupa Livre.

COMO FOI VIABILIZADO

Foram duas edições realizadas. Em ambas o espaço foi cedido pela UDESC e todos os outros custos bancados pela Mari com o apoio de uma caixinha de contribuição. Leia nossa reflexão sobre o assunto neste post.

encontrodetrocas-1 (2017_07_26 14_53_01 UTC).jpg
encontrodetrocas-32 (2017_07_26 14_53_01 UTC).jpg